segunda-feira, 9 de maio de 2011

Parlamentares não podem ser denunciados na Polícia

Em 25 de abril, o senador Roberto Requião se excedeu ao arrancar o gravador da mão do repórter Victor Boyadjian.
O repórter fez uma pergunta que pelo jeito não o agradou muito : pergunto ao senador, que é ex-governador do Paraná, se ele abriria mão da aposentadoria. Como resposta, recebeu uma ameaça. Ele  arrancou o gravador da mão do jornalista e apagou o conteúdo antes de devolver.
Acredito que o senador Roberto Requião deixou claro que não abriria mão da aposentadoria, mas não poderia simplesmente responder sem ameaças físicas. O pior da historia, no entanto, é que o jornalista tentou registrar queixa na Polícia do Senado, mas teve o pedido recusado. Parlamentares não podem ser denunciados na Polícia. Que mundo é esse em que vivemos? Só pelo fato dele ser um parlamentar ele não pode responder pelos seus atos de acordo com a lei? A única maneira de denunciar o senador é pela corregedoria, mas desde a morte de Romeu Tuma o Senado não tem um corregedor.
O senador pegou o gravador e saiu resmungando, dizendo que queria bater no ‘moleque’. Perguntou ainda se ele queria apanhar.  “Acabo de ficar com o gravador de um provocador engraçadinho. Numa boa, vou deletá-lo.” disse Roberto Requião.
O engraçado é que todos os cidadãos no Brasil e no mundo, pode ser atuado pelo crime de ameaça ,menos um parlamentar. Acredito que isso vai contra a própria lei, porque o crime vem descrito no art. 147 do Codigo Penal Brasileiro: "a pena cominada ao crime é de detenção de um a seis meses, ou multa."
Porque um parlamentar não pode cumprir essa pena? O mundo não luta por igualdade social? Por que não começar por aí? Ele é melhor que qualquer outro cidadão para não poder ir a uma delegacia prestar esclarecimento? Foi uma ameaça publica, alguma coisa devia ter sido feita!
Para todas as perguntas, nenhuma resposta.

Um comentário:

Renato Violardi disse...

Quando não conseguimos respostas às nossas perguntas, temos o dever de questionar, sempre. Parabéns! Continuem sempre questionando.
Em www.cabreuvaemfoco.blogspot.com, faço os mesmos questionamentos e, também, nunca são respondidos. Por esse motivo é que não devemor parar.