terça-feira, 17 de maio de 2011

Ministério apura mortes em hospitais psiquiátricos da região de Sorocaba

O Ministério da Saúde abriu processo para investigar o alto índice de mortes nos hospitais psiquiátricos da região de Sorocaba. A comissão especial foi formada por iniciativa do vereador Izídio de Brito, com base em estudo realizado pelo Flamas.

Os hospitais psiquiátricos privados da região de Sorocaba registraram 459 mortes de pacientes entre 2006 e 2009. O total de óbitos corresponde a um coeficiente de 16,5 mortes para cada 100 leitos - a média dos hospitais psiquiátricos públicos do Estado são de 6,5 mortes para cada 100 leitos, conforme estudo divulgado pelo Fórum da Luta Antimanicomial de Sorocaba (Flamas).

A comissão esta investigando as condições dos internos e acompanhar o tratamento dado aos doentes e também está ouvindo familiares de pacientes que morreram nos hospitais. O secretário de Saúde de Sorocaba, Milton Palma, pediu afastamento do cargo por 90 dias, depois de ter sido revelado que ele é sócio de três dos hospitais investigados.

Representantes do Ministério da Saúde e procuradores já visitaram dois dos sete hospitais da região e encontraram irregularidades. O relatório vai ser apresentado nos próximos dia.


Nenhum comentário: