No Brasil, Reforma Política é o nome dado ao conjunto de propostas de Emendas Constitucionais e revisões da Lei Eleitoral, que tem como objetivo de tentar melhorar o Sistema Eleitoral Nacional, proporcionando, segundo seus propositores, maior correspondência entre a vontade do eleitor ao votar e o resultado final das urnas.
A Reforma Política começou a ser debatida no Congresso dia 22 de fevereiro. Apelidada ironicamente de Lei Tiririca, busca a troca do sistema baseado no coeficiente eleitoral pelo voto majoritário simples, que elegeria, simplesmente, os candidatos mais votados, independentemente dos partidos e coligações. Com o voto majoritário acabará a eleição de não-políticos, de desconhecidos, ‘arrastados’ para a Câmara ou Senado pelas ‘celebridades’ em quem votamos.
Walquiria Oliveira, 47, auxiliar odontológica é a favor da reforma política. “Com certeza, com a Reforma, vai ser mais justo, tem grandes chances de trazer melhorias para o país”, opina. Norma Namura, 75, aposentada, concorda que a Lei Tiririca trará benefícios para os brasileiros, mas pondera: “não é só mudando a lei que as coisas vão melhorar, as pessoas têm que tomar consciência na hora de votar e não escolher um candidato apenas porque ele é famoso. Fama não é caráter.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário