Derrotado após a Segunda Guerra Mundial, o Japão recebeu grande quantidade de capital estrangeiro para a sua reconstrução fazendo com que sua economia obtivesse um grande avanço, mas após a tragédia causada pelo tsunami foi confirmada a perda do posto histórico de terceira maior economia do mundo, perdendo lugar para a China. O tsunami do dia 11 de março agravou a situação econômica do país. A bolsa do Japão, por exemplo, teve queda de 10,5%.
O que muitos não sabem é que não é apenas a economia japonesa que acaba sendo afetada. O Japão é, por exemplo, o terceiro maior comprador de minério de ferro, um dos principais produtos exportados do Brasil, do mundo. O que indica que a economia brasileira sentirá sim uma queda na Bolsa de Valores.
Os japoneses estão relativamente calmos, afinal, em 1945, no episódio de Hiroshima e Nagasaki onde morreram mais de 200 mil pessoas, o Japão partiu disso para o posto das maiores economias mundiais.
A recuperação japonesa agora não se dá apenas pelo otimismo, mas sim pelo tempo, que pode ser longo, mas que colocará tudo em ordem.
Um comentário:
muito bom o blog. Parabens. E os japoneses deveriam ser seguidos como exemplo.
Postar um comentário