Pesquisas apontam que os brasileiros, além de satisfeitos com o presidente Lula, estão otimistas com a eleita Dilma Rouseff, que será a primeira mulher a comandar o país e cuja posse acontecerá na próxima sexta-feira, 1º de janeiro de 2011.
O levantamento, realizado pela CNT/Sensus, aponta que 87% dos entrevistados aprovam o desempenho pessoal de Lula, um recorde. Em setembro, esse índice era de 80,7%. O Instituto Sensus ouviu 2 mil pessoas, em 136 municípios, entre os dias 23 e 27 de dezembro.
O governo Lula, por sua vez, foi avaliado positivamente por 83,4% dos entrevistados. Esse índice também é recorde, já que na última pesquisa encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e divulgada em setembro, o governo tinha a aprovação de 79,4%.
A satisfação dos entrevistados também se reflete na avaliação do desenvolvimento econômico do País. Para 63,9% dos entrevistados, a economia se desenvolveu muito nos últimos oito anos, enquanto 30,4% acham que se desenvolveu pouco.
Do ponto de vista social, 57,8% acham que o Brasil se desenvolveu muito nos últimos oito anos, enquanto 35,6% acham que desenvolveu um pouco. A área social foi uma das principais vitrines do governo Lula, em virtude dos elevados investimentos no programa Bolsa Família, que beneficiou mais de 12 milhões de famílias.
A missão de Dilma não será simples. Ser a sucessora de alguém tão popular traz a cobrança popular para que ela esteja, no mínimo, à altura de Lula. Não será fácil lidar com as comparações. A presidente eleita, no entanto, conta com o otimismo do povo. Segundo pesquisas, também do CNT/Sensus, 69,2% dos entrevistados creem que ela fará um bom governo e 17,6% que terá um desempenho regular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário